sábado, 1 de abril de 2017

(Devocional) Contemplarei a tua face - Sl. 17:8-15


Sábado, 1 de Abril de 2017
Leitura Bíblica Diária: Salmos 16-205
Contemplarei a tua face

“Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas, Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando. Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente. Andam-nos agora espiando os nossos passos; e fixam os seus olhos em nós, para nos derribarem por terra: Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos. Levanta-te, Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, pela tua espada; Dos homens, com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto: seus filhos estão fartos, e estes dão os seus sobejos às suas crianças. Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar.
Salmo 17:8-15


É naquilo que sabe sobre Deus que o salmista descansa. O Senhor é aqui apresentado como aquele que nos consegue proteger e abrigar de forma perfeita (v. 8). A vida de David prova que mesmo os mais hábeis e talentosos, mesmo os escolhidos e preparados por Deus, têm de passar por problemas e aflições. Muitos destes são traições orquestradas por aqueles que nos são próximos. Ou tribulações, que apesar de serem próprias do mundo caído em que vivemos, não são por isso menos dolorosas. O salmista aprendeu que, à sombra das asas do Altíssimo, ele encontra abrigo seguro e suficiente. Ele também retira paz do facto de que Deus é suficiente e poderoso para julgar (v. 13). Muitos que recusam arrepender-se e confiar no Senhor são no entanto cheios pela Sua mão graciosa de grande quantidade de bênçãos deste mundo (v. 14). No entanto, se ousarem saír deste mundo sem se reconciliarem com Deus, saberão que todos os tesouros da terra apenas acrescentam à sua justa e eterna condenação. Deus é para sempre. Este mundo é passageiro. Para onde se deve voltar a nossa atenção? Para o Criador, ou para a Criação? Os bens deste mundo são incapazes de regenerar o coração humano, completamente contaminado pelo pecado. São precisamente os que mais bens terrenos têm que continuam a perseguir o salmista de forma vil e cobarde. Se o autor destas linhas evidencia esperança (v. 15), essa esperança torna-se para nós visível em Cristo. Quando descansamos Nele, podemos efectivamente dormir em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário