segunda-feira, 6 de março de 2017

(Devocional) Glória nas fraquezas - 2Co. 11:22-33


Segunda-feira, 6 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: II Coríntios 11-135
Glória nas fraquezas

“São hebreus? também eu; são israelitas? também eu; são descendência de Abraão? também eu. São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites, menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens, muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime, cada dia, o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu, também, não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava, sob o rei Aretas, pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem; E fui descido num cesto, por uma janela da muralha, e assim escapei das suas mãos.”
II Coríntios 11:22-33


Havia em Corinto quem estivesse a voltar a sua atenção para mestres que iam aparecendo com currículos impressionantes. As qualidades destes pregadores de falsidades ganhavam a admiração de muitos pela simples razão de que estes líderes faziam as suas próprias campanhas de publicidade. O apóstolo Paulo, fundador daquela igreja, estava, assim, a ser relegado para segundo plano. Os seus avisos e instrução estavam a ser desprezados. O resultado não seria bom. Não nos faltam ainda neste tempo aqueles que são, eles mesmos, os próprios divulgadores das suas maravilhas. Nem nos faltam líderes populares, seguidos e admirados por muitos, mas que são pregadores de heresias. Os crentes precisam de se armar deste pensamento – os maiores servos de Deus são os que menos fazem alarde acerca de si mesmos, o seu maior desejo é chamar a atenção para Cristo. Quando Paulo começou a lembrar-lhes de tudo o que já tinha passado no seu ministério, ficou claro que ninguém tinha o currículo que ele tinha. Apesar da sua fidelidade ter sido tantas vezes colocada à prova e de ele ter saído vencedor de tantas e ferozes lutas, Paulo termina e passagem lembrando-se não das suas vitórias, mas das suas fraquezas. Isto porque o poder de Cristo se aperfeiçoa nas fraquezas. Quanto mais consciente eu estiver da minha incapacidade, melhor irei ver o poder de Deus. Quando mais eu lembrar os outros da origem do verdadeiro poder, melhor eles conseguirão colocar a sua confiança não no homem que falha, mas em Deus que é perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário