sexta-feira, 10 de março de 2017

(Devocional) Eu Sou! - Jo. 8:51-59


Sexta-feira, 10 de Março de 2017
Leitura Bíblica Diária: João 6-10
Eu Sou!

“Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demónio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram: quem te fazes tu ser? Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o: e, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu- o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.”
João 8:51-59


Esta passagem está cheia de ensinamentos fundamentais. Em primeiro lugar, Jesus ensina (v. 51) que a vida eterna que Ele oferece começa no momento em que se crê na Sua Palavra. Quem crê em Cristo, nunca verá a morte. A partir do momento em que se deposita toda a sua confiança em Cristo, o único caminho de salvação, fica-se unido a Deus e essa união nunca é quebrada. Assim, a morte para o crente não é o fim de coisa nenhuma. Para o descrente, a morte é o fim das suas oportunidades de se arrepender e aceitar a vida eterna. No versículo 56, Jesus afirma que Abraão se alegrou por ver o “dia do Messias”. Deus revelou o Seu plano de salvação a Abraão. Ele sabia que o Messias, salvador, viria da Sua descendência. Ele sabia que Deus providenciaria o cordeiro que haveria de tirar o pecado do mundo. A famosa afirmação do versículo 58 revela-nos de onde vem a autoridade com que Jesus ensina. “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.” É por causa desta verdade que devemos ouvir o que Jesus tem para ensinar. Quando Moisés perguntou a Jeová, que lhe apareceu no Sinai, pelo nome, Deus respondeu, “eu sou o que sou”. Aqui, Jesus está a dizer, alto e para todos ouvirem, eu sou Jeová. Eu sou o vosso Deus. A reacção deles (v. 59) mostra-nos claramente que eles entenderam o que Ele havia dito. Pegaram em pedras para O matarem. Ainda não era a Sua hora, por isso não o puderam fazer.   rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219   

Sem comentários:

Enviar um comentário