quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

(Devocional) O que nos fará prosperar - Ne. 2:9-20


Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Neemias 1-5
O que nos fará prosperar

“Então vim aos governadores de além do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo chefes do exército e cavaleiros. O que ouvindo Sambalat, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou com grande desagrado que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel. E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias. E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém: e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado. E de noite saí pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas que tinham sido consumidas pelo fogo. E passei à porta da fonte, e ao viveiro do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar a cavalgadura que estava debaixo de mim. Então, de noite, subi pelo ribeiro, e contemplei o muro: e voltei, e entrei pela porta do vale, e assim voltei. E não souberam os magistrados aonde eu fui nem o que eu fazia: porque ainda até então nem aos judeus, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, tinha declarado coisa alguma. Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não estejamos mais em opróbrio. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como, também, as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. O que ouvindo Sambalat, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória, em Jerusalém.”
Neemias 2:9-20


Neemias sabia que os muros da cidade tinham sido destruídos e ele, ao sair de Babilónia, sabia que tinha uma grande obra para fazer em Jerusalém. Mesmo assim, o que ele viu quando saiu naquela noite afectou-o profundamente. Esta cidade tinha já sido usada para mostrar ao mundo a glória de Deus, agora estava em ruínas e era motivo de risada por parte dos seus inimigos. Ao encontrar-se com o povo depois daquela experiência, e apesar de ter mencionado a miséria que tinha encontrado (v. 17), Neemias lembra-lhes que esta obra era claramente da vontade do Senhor (v. 18). Isso foi suficiente para que todos ficassem motivados para a obra. Será que na nossa vida diária somos motivados por aquilo que é claramente a vontade de Deus? Ou tentamos usar Deus como desculpa para fazer apenas o que desejamos? Mesmo algo bom, se feito com a motivação errada, irá afastar-nos do objectivo. A verdade é que, tal como Jerusalém, fomos criados para a glória de Deus. No entanto, deixamos que este corpo que temos, seja por vezes maior motivo de vergonha do que usado para a glória de Deus. Outra lição desta passagem é o facto de valer a pena esforçar-nos quando sabemos que algo é claramente a vontade de Deus. O nosso esforço serve para nos apontar na direcção certa, e depois disso, Deus deve receber toda a glória. Toda a verdadeira prosperidade (diferente da prosperidade segundo o mundo) é a que vem das Suas mãos (v. 20).

Sem comentários:

Enviar um comentário