segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

(Devocional) Iludido pelos magos - Mt. 2:16-18


5Segunda-feira, 2 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Mateus 1-55
Iludido pelos magos

“Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos e não querendo ser consolada, porque já não existem.”
Mateus 2:16-18


O problema de Herodes não era falta de informação. Esta passagem prova que Herodes tinha conhecimento através das Escrituras de tudo o que havia a saber sobre o lugar do nascimento do Messias e do tempo aproximado do seu nascimento. Ficamos assim a saber que Herodes sabia da existência do Messias e que eram verdade as promessas que Deus havia feito aos seus antepassados. Mas o que é que ele faz com a informação que tinha? Herodes recebe o Salvador? Dedica a sua vida a servi-lo? Ele decide lutar contra os planos de Deus e mandou matar os meninos de Belém. Não tendo a indicação precisa da estrela que Deus criou para guiar os magos, Herodes teve de mandar matar todos os meninos de uma certa idade para assim ter a certeza que matava também o rei do seu povo, o Salvador de todo o mundo. Sabemos que a luta dele foi em vão para travar os desígnios de Deus, mas não deveria ele ter sabido o mesmo? O problema de Herodes não era falta de informação. O problema de Herodes era que os seus olhos espirituais ainda continuavam fechados. Não há quantidade de informação, seja ela qual for, que consiga produzir num coração o novo nascimento de que Herodes tanto precisava. Por vezes pensamos que basta sermos bons a contar aos outros a história de Jesus, para que se produza a conversão. Esquecemo-nos que a conversão é uma obra sobrenatural que apenas Deus pode fazer naqueles que não rejeitam o Seu generoso convite ao pecador. Herodes rejeitou o que Deus lhe estava a dizer na Sua Palavra. E você?

Sem comentários:

Enviar um comentário