segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

(Devocional) E cessaram de edificar a cidade - Gn. 11:5-9


Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2017
Leitura Bíblica Diária: Génesis 11-15
E cessaram de edificar a cidade

“Então desceu o Senhor, para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali, sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.”
Génesis 11:5-9


Temos aqui a explicação para o facto de haverem várias línguas e famílias de línguas na terra. Foi algo que o Senhor fez, para proteger a humanidade das consequências do pecado do orgulho. Uma das coisas que aprendemos aqui é que temos um Deus interventivo (ainda bem). O Criador observa frequentemente a Sua criação. Deus não abandonou aqueles que criou. O Criador é um Deus pessoal que pode ser conhecido e que quer ser conhecido. A dinâmica nesta passagem é entre aquilo que os homens intentam fazer (v. 6) e aquilo que o Senhor faz. Os homens queriam chegar ao céu, adorando a divindade de acordo com as suas condições e a sua capacidade. Não é assim que muitos fazer e acreditam hoje? Querem chegar à vida eterna fabricando o caminho para ela com as suas próprias mãos (religião, boas obras, justiça própria, etc.). Mas assim também somos nós quando queremos controlar tudo o que nos acontece. Quando queremos fabricar a nossa própria vida cristã. E quando começamos a perder o controlo, vamo-nos abaixo e culpamos o Deus que tínhamos colocado para trás das costas. Quando os cristãos deixam de viver por fé deixam de viver a vida cristã. Deus não quer que façamos planos grandiosos das coisas que vamos fazer para Ele. Deus quer que humildemente nos entreguemos para que Ele possa viver em nós e através de nós. Entre as coisas que podemos fazer, e as coisas que Deus faz, escolhamos Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário