terça-feira, 27 de setembro de 2016

(Devocional) Lábios tagarelas - Ez. 36:1-15


Terça-feira, 27 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 36-405
Lábios tagarelas

E tu, ó filho do homem, profetiza aos montes de Israel, e dize: Montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová: Pois que diz o inimigo sobre vós: Ah! ah! até as eternas alturas serão nossa herança; Portanto, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor Jeová: Visto que vos assolaram e devoraram em redor, para que ficásseis feitos herança do resto das nações, e andais arrastados por lábios paroleiros, e pela infâmia do povo. Portanto, ouvi, ó montes de Israel, a palavra do Senhor Jeová: Assim diz o Senhor Jeová aos montes e aos outeiros, às correntes e aos vales, aos lugares assolados e solitários, e às cidades desamparadas, que se tornaram rapina e escárnio para o resto das nações que estão ao redor delas; Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Certamente no fogo do meu zelo falei contra o resto das nações, e contra todo o Edom que se apropriaram da minha terra com alegria, de todo o coração, e com menosprezo da alma, para ser lançada à rapina; Portanto, profetiza sobre a terra de Israel, e dize aos montes e aos outeiros, às correntes e aos vales: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que falei no meu zelo e no meu furor, porque levastes sobre vós o opróbrio dos gentios. Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Eu levantei a minha mão, para que os gentios, que estão ao redor de vós, levem o seu opróbrio sobre si mesmos. Mas vós ó montes de Israel, vós produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque estão prestes a vir. Porque, eis que eu estou convosco; e eu me voltarei para vós, e sereis lavrados e semeados. E multiplicarei homens sobre vós, a toda a casa de Israel, a toda ela: e as cidades serão habitadas, e os lugares devastados serão edificados. E multiplicarei homens e animais sobre vós, e eles se multiplicarão, e frutificarão: e vos farei habitar como dantes, e farei vosso estado melhor que nos vossos princípios; e sabereis que eu sou o Senhor. E farei andar sobre vós os homens, o meu povo de Israel: eles te possuirão, e serás a sua herança, e nunca mais o desfilharás. Assim diz o Senhor Jeová: Visto como vos dizem: Tu és uma terra que devora os homens, e és uma terra que desfilha os seus povos; Por isso, tu não devorarás mais os homens, nem desfilharás mais os teus povos, diz o Senhor Jeová. E farei que nunca mais se ouça em ti a afronta dos gentios; e não levarás mais sobre ti o opróbrio das gentes, nem mais desfilharás a tua nação, diz o Senhor Jeová.”
Ezequiel 36:1-15


Uma das consequências da queda de Israel tinha sido a destruição e corrupção da sua terra e das suas cidades. Os campos ficaram por cultivar, os muros não foram mantidos, as cidades estavam em visível decadência. Ainda por cima, o povo de Israel não estava a ser, ele mesmo, um bom testemunho do nome do Senhor nos lugares para onde tinham sido levados. Todas estas coisas contribuiam para que as nações que não conheciam Deus, se rissem em desprezo sempre que ouviam falar de Israel. Eles eram a risota das nações e a ocupação dos lábios tagarelas. Isto era certamente uma vergonha que qualquer judeu fiel sentia de forma contundente. Mas mais do que isso, isso era uma afronta ao nome e à glória do Deus vivo. Afinal, este era o povo que Ele tinha escolhido como Sua possessão especial, para que o Seu nome fosse conhecido em toda a terra. As coisas não ficariam assim. Nesta passagem, o Senhor promete que a terra de Israel voltaria à sua antiga glória e que voltaria a ser exemplo e espanto para todo o mundo. A vergonha da terra de Israel não duraria para sempre. De igual forma, o pecado, apesar de ter consequências graves nas nossas vidas, é em primeiro lugar uma afronta à glória de Deus. Cristo levou sobre si mesmo a vergonha do nosso pecado e, por Ele, somos livres dela para sempre. No entanto, e precisamos de entender isto, Ele fê-lo, em primeiro lugar, para a glória de Deus e para testemunho do Seu nome.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

(Devocional) Promessa condicional - 1Re. 9:1-9


Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Reis 6-10
Promessa condicional

“Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de edificar a casa do Senhor e a casa do rei, e todo o desejo de Salomão que lhe veio à vontade de fazer, O Senhor tornou a aparecer a Salomão, como lhe tinha aparecido em Gibeon. E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que, suplicando, fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome, para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias. E se tu andares perante mim, como andou David, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Então confirmarei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como falei acerca do teu pai, David, dizendo: Não te faltará varão sobre o trono de Israel: Porém, se vós e os vossos filhos, de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos e os meus estatutos que vos tenho proposto, mas fordes e servirdes a outros deuses, e vos curvardes perante eles, Então destruirei Israel, da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por ditado e mote, entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e assobiará e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor, seu Deus, que tirou da terra do Egipto os seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se curvaram perante eles, e os serviram: por isso, trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.”
I Reis 9:1-9


Após a construção do sumptuoso templo que Salomão havia construído para o Senhor, Deus aparece novamente a Salomão. Deus diz-lhe que havia santificado o templo com a Sua presença e que dali não desviaria o Seu olhar para sempre. Esta era a promessa de Deus e esta era a Sua vontade. No entanto, esta promessa estava dependente da fidelidade do povo. Há quem critique o Deus do Antigo Testamento por fazer promessas com condições. O templo era, como vimos, a manifestação da vontade de Deus de estar junto do Seu povo. Que interesse é que teria a presença do Senhor junto de um povo rebelde? Não seria isso uma desonra para o Senhor? Deus promete estar junto deles enquanto eles O servirem de todo o coração. O povo precisava de compreender, e nós também, que tudo o que eles tinham, o seu belo país, o seu templo, o palácio real, a abundância de riquezas e a fertilidade da terra, vinham directamente das mãos do Senhor. No momento em que eles passassem a confiar mais em si mesmos do que no Senhor que tudo dá, eles perderiam tudo até voltarem para os braços amorosos do Pai. Infelizmente o povo não ouviu esta chamada de atenção e desobedeceu ao Senhor, foi derrotado em batalha, invadido por nações estrangeiras, retirado da sua terra e até este belo templo de Salomão foi completamente destruído. Que nós possamos estar constantemente agradecidos ao Senhor por tudo o que Ele faz por nós. 

domingo, 25 de setembro de 2016

(Devocional) Para o louvor da Sua glória - Ef. 1:3-14


Domingo, 25 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Efésios 1-55
Para o louvor da Sua glória
      
“Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo; Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adopção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si, no Amado; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para connosco, em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Nele, digo, em quem, também, fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperámos em Cristo; Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”
Efésios 1:3-14


Três vezes encontramos repetida nesta passagem a expressão que nos dá hoje o título. Precisamos de fazer com que tudo aquilo que somos seja para louvor da glória de Deus. A salvação que obtivemos em Cristo existe não em função daquele que é salvo, mas em função daquele que salva. É verdade que somos beneficiados, mas tudo o que existe (incluindo a nova ciração em Cristo), existe para a glória de Deus. Sempre que buscamos os nossos interesses, ou caimos na tentação de pensar em Deus apenas como aquele que faz algo por nós, deixamos de viver para a Sua glória. Encontramos nesta passagem uma lista muito grande daquilo que Paulo chama de “bênçãos espirituais”. Em Cristo, somos adoptados na família de Deus, somos separados para Deus e feitos irrepreensíveis e agradáveis a Ele, descobrimos o mistério do evangelho que é universal e aberto a todos (judeus e gentios), isto para mencionar apenas algumas. Ganhar consciência de tudo o que é nosso em Cristo irá ajudar-nos a perceber que em nós mesmos não temos nada de justo e nem sequer temos capacidade própria para fazer o bem. Mas, Nele, encontramos, já nesta vida, todas as bênçãos espirituais que iremos disfrutar nos lugares celestiais. Tudo isto existe porque Deus assim o determinou. Foi Ele que decidiu, por Sua própria vontade e para Seu próprio prazer, antes da fundação do mundo, salvar todos os que fossem a Ele através de Cristo. Assim, a glória não é daquele que se arrepende, mas daquele que determinou a salvação de todo aquele que crê. Que eu possa viver para dar glória a tão grande Deus.

sábado, 24 de setembro de 2016

(Devocional) Julga a terra - Sl. 82:6-8


Sábado, 24 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 81-855
Julga a terra

“Eu disse: Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo.
 Todavia, como homens morrereis, e caireis como qualquer dos príncipes.
 Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois te pertencem todas as nações.”
Salmo 82:6-8


É aos juizes que Deus se continua a dirigir aqui. Jesus também faz referência a estas palavras ao dirigir-se ao povo. De facto, Israel, porque foi feita fiel depositária das Escrituras, também foi colocada por Deus numa posição de julgamento da terra. Também eles estavam a abusar da autoridade que tinham recebido de Deus. Neste salmo o Senhor não está a dizer que os juízes são deuses. No entanto, por terem recebido a responsabilidade de julgar colocam-se, nesse momento, no lugar de Deus. Esta autoridade recebida deveria ser encarada com temor e tremor. Nenhum juiz da terra deveria exercer juízo sem se assegurar que este está de acordo com a verdadeira autoridade, o Senhor de toda a terra. Apesar de, por um tempo, terem poder sobre a vida e a morte dos seus companheiros mortais, os juízes não estão fora do alcance da justiça divina. Nenhum ser humano está. Também eles passarão pela morte e também eles terão de lidar com o seu Criador. (Estamos prontos?) Muitos têm sido os crentes que se têm desanimado por não encontrarem neste mundo justiça. Muitos clamores dos injustiçados têm sido vociferados ao longo da história. No entanto, tal como o final do salmo indica, um dia o juiz se levantará. A verdadeira justiça existe e todos terão de a encontrar. Certifiquemo-nos que, quando esse dia raiar, temos assegurados os serviços de Jesus, o Defensor dos crentes.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

(Devocional) As marcas do Senhor Jesus - Gl. 6:11-18


Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: Gálatas 65
As marcas do Senhor Jesus

“Vede, com que grandes letras vos escrevi, pelo meu punho. Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, sòmente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz do nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, o ser uma nova criatura. E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles, e sobre o Israel de Deus. Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Ámen.”
Gálatas 6:11-18

Haviam judeus que simpatizavam com a mensagem cristã, mas que temiam serem postos de lado pelos outros judeus, que não aceitavam Jesus como Messias e Senhor. Assim, chegaram à conclusão que deviam pedir aos gentios que fossem sendo salvos que se circuncidassem e guardassem os pontos mais visíveis do judaísmo. Desse modo, evitavam as críticas e perseguições das facções mais ortodoxas de judeus. Ou seja, estes “cristãos” queriam manter a face diante dos homens. O problema é que, para o fazerem, estavam a ir contra a vontade de Deus. Neste caso, a vontade de Deus ia fazer com que eles fossem desprezados. Em termos práticos, eles seriam vistos como estando a virar costas às suas famílias e às tradições dos seus antepassados. Paulo diz-nos que também ele quer ter motivos para se gloriar. No entanto, onde alguns se gloriam nas coisas deste mundo, em como devem agradar-se uns aos outros, Paulo queria gloriar-se apenas na cruz de Cristo. Esta escolha teve as suas consequências até na vida física de Paulo. Ele foi alvo de brutais tribulações, mas as considerava nada se elas o pudessem fazer ainda mais útil para a vontade de Deus. Devemos considerar-nos mortos para nós mesmos, crucificados com Cristo, para que a vida do Senhor possa resplandecer cada vez mais em nós. De que é que serve ter boa reputação para com os descrentes, se estamos mortos em Cristo? Nunca, se essa reputação for ganha à custa da vontade de Deus. Ele vive! Toda a glória seja reservada a Ele.