terça-feira, 6 de dezembro de 2016

(Devocional) Uma mãe e os seus filhos - 2Jo. 1:1-4


Terça-feira, 6 de Dezembro de 2016
Leitura Bíblica Diária: II João 1
Uma mãe e os seus filhos

“O ancião à senhora eleita, e aos seus filhos, aos quais amo, na verdade, e não sòmente eu, mas, também, todos os que têm conhecido a verdade, Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará connosco: Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco, na verdade e amor! Muito me alegro por achar que alguns dos teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai.”
II João 1:1-4


Existe alguma discussão acerca dos destinatários desta carta. O apóstolo João endereça-a à “senhora eleita e a seus filhos”. Será que se tratava mesmo de uma senhora conhecida da época pela sua fidelidade a Cristo? Ou será que se tratava de linguagem poética e, na verdade, a senhora era uma igreja, e os filhos os seus membros? Ao interpretar a Bíblia a nossa primeira reacção deve ser tomar cada palavra no seu sentido literal a não ser que o contexto indique claramente o contrário. Assim, vamos pensar nestas palavras como sendo dirigidas a uma senhora e aos seus filhos. Seria alguém com bom testemunho público. A Bíblia diz que devemos ter um testemunho irrepreensível. O mundo não deve ter nada a apontar aos crentes em Jesus Cristo. Por vezes, ao estarmos a viver para o Senhor, recebemos elogios ao nosso testemunho. O que fazer? Dirigir imediatamente a nossa atenção (e a dos outros) para o autor do nosso testemunho. Para um crente a expressão, “graças a Deus” não deve ser vazia de significado. Esta era também uma senhora que tinha a sua família em ordem. O apóstolo alegra-se porque alguns dos filhos dela andavam na verdade. A fidelidade de uma mãe não garante a fidelidade dos seus filhos. No entanto, quando a mãe não vive para o Senhor, isso terá consequências óbvias na vida da sua família. O facto de, aparentemente, alguns dos filhos dela não andarem na verdade, não retira nada ao testemunho dela, apesar de ser um peso no seu coração. Devemos orar pelos que andam desviados.

Sem comentários:

Enviar um comentário